top of page
  • Foto do escritorDaniela de Paula

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

A TCC é uma abordagem estruturada, e estabelecida a partir da colaboração psicólogo e cliente.


Consiste em técnicas que auxiliam na reestruturação cognitiva (organização de pensamentos) sobre as emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as interpretações realizadas pela pessoa diante de uma situação.


Por exemplo: uma pessoa que sofre de ansiedade e possui uma crença (pensamento dominante) de que ela não é capaz de realizar alguma coisa e está se preparando uma reunião importante no trabalho, poderá ter pensamentos do tipo 'e se esquecer o que preciso dizer?'; 'e se me perguntarem algo que não sei a resposta?'; 'e se derem risada de algo que fale?'; 'e se eu gaguejar?'

A pessoa está num sofrimento antecipado (ansiedade), com pensamentos disfuncionais (do tipo 'e se') e poderá apresentar reações físicas como: suor excessivo, coração disparado, desconfortos abdominais seguidas de idas frequentes ao banheiro, pode até desistir de realizar a tal reunião.


O psicólogo que atua com as técnicas da TCC, ajudará a pessoa encontrar pensamentos mais adaptativos, saudáveis, reais e funcionais, para se sentir seguro em conduzir a reunião importante. A fim de que o sofrimento não a impeça de realizar o que é preciso e controlando a ansiedade antes do fato acontecer.


A abordagem também é bastante procurada para tratamento de depressão, mas podem auxiliar em qualquer caso de doença mental.


Já se sentiu assim? Tem pensamentos que te impedem de realizar algo importante ou que você queira muito?

Boa reflexão!



Comentarios


bottom of page